Sistema de controle de atuador: o que é e benefícios para a indústria

O que é um atuador?

Atuadores são os dispositivos que de fato realizam trabalho mecânico em um sistema de automação. Mais especificamente no caso da indústria, é comum ver válvulas e motores como atuadores, pois esses equipamentos realizam algum tipo de ação envolvendo trabalho (compressão, rolamento, torção). Nesse sentido, atuadores são essenciais para a atividade industrial, já que permitem maior agilidade nos processos de produção e reduzem a demanda de trabalho braçal. Entretanto, eles precisam receber comandos para agir, e é aí que entra o sistema de controle do atuador.

Exemplo de atuador: Servo motor

O sistema de controle do atuador

Um sistema de controle de atuador é um sistema eletrônico, elétrico ou eletromecânico, usado para controlar as características da saída do atuador. Ele pode funcionar como um “liga e desliga” com um operador humano transmitindo os comandos para o controlador, que emite um sinal para o atuador. Porém, o sistema do controle pode funcionar também de forma independente, por meio de sensores e um controlador que interpreta as informações coletadas para determinar a ação o atuador. O que automatiza a parada de operações quando a linha de produção estiver sobrecarregada em certo trecho, aumentando a eficiência dos processos.

Atuadores aplicados na indústria

Por que o implementar na indústria?

Como já pontuado anteriormente, um atuador reduz a demanda de trabalho braçal, pois ele passa a realizar tal tarefa. Dessa forma, os custos de produção são minimizados pela redução da demanda de funcionários e os processos são otimizados para alcançar a maior eficiência produtiva. Dito isso, ao implementar um sistema de controle de atuador com a Mecatron, além dos benefícios trazidos pelo dispositivo, você estará contando com o apoio de uma empresa com experiência na área de automação industrial.

Veja também alguns dos nossos cases de sucesso

Case embrapa

Coleta de lixo inteligente

Referências:

https://www.maisindustrial.com.br/sensores-atuadores-e-controladores

Gustavo Taniguchi

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!