O que fazemos na Mecatron?

Pra começar, quem somos?

A Mecatron é a empresa júnior do curso de Engenharia de Controle e Automação da Unicamp. Foi fundada e é gerida por graduandos, e foca no aprendizado e desenvolvimento de seus membros, no sentido pessoal e profissional, junto ao movimento empresa júnior.

Agora que já nos conhece, como podemos te ajudar?

O escopo de atuação da Mecatron envolve projetos relacionados a automação, abrangendo desde consultoria, até a confecção de um protótipo. Dito isso, hoje trabalhamos principalmente com automação industrial, desenvolvimento de dispositivos eletrônicos e automação laboratorial.

Consultoria:

A consultoria é um estudo de implementação, nela nós avaliamos a ideia do cliente e procuramos maneiras de a tornar realidade. Então, uma consultoria é o ideal para o cliente que tem uma ideia e não sabe como implementar, assim como para aquele que não tem certeza que dá pra tirar sua ideia do papel.

Automação industrial:

Os projetos de automação industrial abrangem:

  • Automatização de processos de linha;
  • Sensoriamento e IoT associado à produção.

Nossos projetos de automatização de processos de linha são feitos por determinação de lógicas de acionamento, leituras de sensores, além de toda a parte elétrica do projeto, com o intuito de agilizar a cadeia produtiva.

Já as soluções para sensoriamento e IoT visam integrar toda a linha de produção, com coleta e tratamento de dados com o fim de construir uma cadeia de logística automatizada.

Automatizar e integrar a cadeia produtiva, além de simplificar a análise dos processos, aumenta a capacidade produtiva pois corta partes desnecessárias do processo, diminuindo gastos e mantendo apenas o essencial para a qualidade da produção.

Desenvolvimento de dispositivos eletrônicos:

Nossos projetos de desenvolvimento de dispositivos eletrônicos focam em:

Para o desenvolvimento de protótipos funcionais, é feito um estudo das necessidades do cliente para a construção do dispositivo, a fim de atendê-las ao longo do projeto. Alguns de nossos projetos incluem:

  • Aquisição e controle de dados;
  • Controle de atuadores ;
  • Integração com aplicativos.

Os projetos de IoT integram hardware à nuvem. São projetos de dispositivos controlados à distância, integrados à rede e plataformas de controle.

O estudo feito com o cliente serve para mapear todos os pontos do problema: viabilidade, aceitação do mercado, a fim de verificar se a ideia realmente é efetiva, além de descobrir como de fato produzir tal solução.

Automação laboratorial:

Projetos de automação laboratorial são voltados à pesquisa e ambientes de laboratório. Servem para simplificar processos de laboratório a fim de atingir maior precisão na análise de dados e processos.

Nossas soluções incluem:

  • integração de leituras para monitoramento de experimentos
  • Coleta de dados para geração de relatórios e planilhas 
  • Automação de processos (como dosagens e controle de vazão)

Tais projetos simplificam serviços repetitivos, permitem uma melhor análise da sequência de processos e, além disso, aumentam a velocidade das análises pro meio de processos assertivos. Tudo para que o experimento seja feito da melhor maneira possível, sem que falhas de processo comprometam os resultados. Quer saber mais? Conheça o Case Embrapa.

Gustavo Taniguchi

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!