Internet das coisas: como as grandes empresas utilizam IoT para potencializar seus resultados

A internet das coisas (IoT) está se tornando cada vez mais presente no mundo nos últimos anos. Tanto dentro de fábricas, como em forma de produtos que utilizamos todos os dias, essa tecnologia vem possibilitando um grande aumento no leque de estratégias que permitem que essas empresas cresçam cada vez mais. Mas antes de tudo, você já sabe o que exatamente significa IoT?

Antes de tudo, Internet of Things (em português: internet das coisas) é um termo criado por Kevin Ashton em 1999 que se refere simplesmente à habilidade de diferentes dispositivos eletrônicos de se conectarem à internet e poderem interagir entre si através da nuvem. Essa tecnologia já está altamente presente em nossas vidas. Podemos vê-la em nossos celulares, smart watches, impressoras, lâmpadas inteligentes, etc. No entanto, as empresas também tem utilizado cada vez mais essa tecnologia para obter melhores resultados em seus processos. Com o advento da indústria 4.0, aquelas que se atualizarem mais rápido terão uma clara vantagem sobre seus concorrentes. Isso pode se dar desde processos mais ágeis até a obtenção de dados em uma escalas bem maiores do que sem a IoT. Sendo assim, vamos ver as principais formas de como essa tecnologia é utilizada no meio corporativo.

Otimização de processos com a Internet das Coisas

Primeiramente, é importante destacar que essa tecnologia aumenta bastante a produtividade e a logística. Dentro de fábricas, cada vez mais as atividades repetitivas vêm sendo substituídas por soluções automáticas. Processos de manufatura, estoques, produção, entre outros podem tirar um ótimo proveito de soluções IoT. Um exemplo disso são os armazéns da Amazon, os quais contam com robôs que auxiliam na organização dos produtos em estoque através de uma rede sem fio.

internet das coisas: amazon
Robôs utilizados em armazém da Amazon

Além disso, o monitoramento de máquinas dentro de fábricas fica bem mais simples com o uso dessa tecnologia. Ao se conectar todos os equipamentos em um mesmo sistema interligado, é possível monitorar de forma automática se há algum tipo de problema ocorrendo em alguma das máquinas, se o uso de energia está dentro do esperado e muito mais informações sobre o desempenho geral de uma linha de produção. Além disso, os profissionais podem tomar decisões mais seguras através dos dados obtidos.

Operações mais assertivas

Os dados gerados pelos dispositivos inteligentes podem ser muito úteis para melhorar em processos e estratégias de logística de empresas. Podemos dar o exemplo de empresas de transporte de pessoas e produtos como Uber e iFood. Através de dados do usuário, fica mais prático ajustar os preços em tempo real e gerenciar a demanda por motoristas. Além disso, a partir de dados de localização, essas e outras empresas como Google Maps e Waze conseguem planejar melhor rotas de trânsito. A partir da densidade de usuários com o aplicativo operando em determinada via, é possível identificar engarrafamentos e assim direcionar os usuários para vias com o trânsito mais rápido. Dessa forma, é possível utilizar dados de uma grande quantidade de usuários já ativos para tornar processos mais eficientes e agilizá-los.

Apps de navegação e internet das coisas
Internet das coisas em apps de navegação

Conhecendo o cliente mais a fundo

Mais e mais companhias estão disponibilizando no mercado produtos que coletam dados que as ajudam a conhecer melhor seu público. Relógios inteligentes (Smart watches) monitoram nosso sono, quanto exercício fazemos e dados sobre a nossa saúde. Smart TVs registram quanto tempo por dia passamos assistindo programas e o que assistimos. Além disso, mesmo que certas empresas não produzam produtos com acesso à internet, elas podem se aproveitar dos smartphones de seus usuários para coletar dados importantes. Esses dados podem incluir inclusive quais lugares seus usuários costumam frequentar, baseado na localização do celular. Essas informações ajudam analistas a identificar tendências e padrões, e assim tomar melhores decisões de mercado baseadas no comportamento dos usuários.

Além da Internet das Coisas

Por fim, essas são só algumas estratégias de como as empresas podem tomar proveito da intert das coisas. As possibilidades são ilimitadas, e quanto mais as empresas investirem nessas tecnologias, maiores serão suas chances de serem bem-sucedidas na indústria 4.0.

Ficou interessado pelo assunto? Veja também: https://mecatron.org.br/blog/automacao-o-que-e/

Gabriel Dutra

2 Respostas para “Internet das coisas: como as grandes empresas utilizam IoT para potencializar seus resultados

  • Thanks a lot for sharing this with all of us you really realize what you're speaking approximately!
    Bookmarked. Kindly also visit my website =).
    We may have a link trade contract among us

  • Anônimo
    6 dias atrás

    oi

Leave a Reply Text

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!