Case de sucesso: Caixa de medicamentos inteligente

Desligado

Entenda como um médico inovou na saúde e bem-estar junto com a Mecatron 

O surgimento da ideia:

Sabe-se que quando uma pessoa atinge uma idade avançada, ela precisa de uma atenção especial aos cuidados com a saúde através de medicamentos. Muitas vezes precisa de um profissional de saúde particular para auxiliar e monitorar a saúde do idoso. Nessa idade a quantidade de remédios tomados aumentam e erros de medicação são comuns. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (WHO), a polifarmácia (ou polypharmacy) consiste no uso simultâneo de múltiplos medicamentos, realidade que abrange a maioria dos idosos. Tal realidade, associada às certas características comumente encontradas na população da terceira idade, pode resultar em inúmeros problemas. Esses problemas vão desde “doses perdidas” até a utilização de medicamentos em horários errados ou em sua troca por engano.

Dessa forma, um médico de Fortaleza-CE recebeu muitos desses relatos e decidiu ajudar os idosos inovando junto com a Mecatron desenvolvendo um dispositivo eletrônico replicável para avisar o horário dos medicamentos. 

O desafio:

A Mecatron veio com a seguinte solução para solucionar tal problemática: o projeto consiste em uma caixa de pílulas inteligente, em que o usuário, ou o profissional de saúde que o acompanha, programa os horários de notificação que serão acionados por sinais luminosos e sonoros que, enfim, alerta o usuário para o consumo de cada dose.

O projeto desenvolvido denominado SPB (Smart Pill Box), possui um tamanho reduzido e avisa os horários dos medicamentos com eficiência. Com interface simplificada com botões e um display é possível programar os horários com facilidade para que o dispositivo desperte, avisando os horários dos medicamentos. A caixa emite um sinal luminoso mostrando qual dos quatro compartimentos está tocando. 

A solução:

O dispositivo desenvolvido consiste principalmente em 4 partes: estrutura de armazenamento dos remédios, estrutura de fixação da placa de circuito integrado, botões pretos de configuração do horário e botões coloridos dos compartimentos.

O resultado:

Sendo assim, a facilidade dessa tecnologia consegue atender todas as pessoas que forem fazer o manuseio do dispositivo eletrônico. Além de facilitar a vida do profissional de saúde e dos idosos em geral, deixando o processo de medicação mais inteligente e eficiente.

Portanto, o projeto Smart Pill Box (Caixa de Medicamentos Inteligente) auxilia a sociedade a partir da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) número 3.

Confira também: Case de sucesso Embrapa

Gabriel Dutra

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!