CASE EMBRAPA: Como a Embrapa automatizou a sua análise laboratorial

Entenda por meio desse case, como a automação laboratorial pode estar impactando nos resultados do laboratório e assim facilitando o trabalho dos pesquisadores.

O surgimento da ideia:

Primeiramente, um solo fértil é a base para preparar um bom plantio, para isso, um solo considerado fértil é aquele que consegue fornecer os nutrientes e a água necessária para as plantas. Por isso, para um agricultor é muito importante ele conhecer o solo de sua lavoura e as suas propriedades. Porém, para ter esse conhecimento deve ser feita no solo uma análise laboriatorial minuciosa que proporciona diversas propriedades que afetam a fertilidade.

Além disso, a análise do solo é uma das exigências na disponibilização do crédito agrícola e seguro safra ao agricultor, pois possibilita a avaliação dos riscos do negócio. Para ter acesso a essas linhas de financiamento, o agricultor tem que apresentar laudos de análise de solo e da respectiva recomendação agronômica.

Em contrapartida, o processo de análise de solos tradicional, além de causar danos aos solos tem um alto valor . Desta maneira, dificultando a análise na agricultura tradicional. Este alto custo se deve à grande parte da análise consistir em atividades manuais, logo demandam um grande tempo do pesquisador.

Por isso, a automação laboratorial desenvolvida pela Mecatron, em conjunto com a Embrapa, representa uma solução para alavancar e facilitar as análises de solos no Brasil.

O desafio:

A Mecatron, em parceria com a Embrapa Solos (RJ) e outras empresas privadas, desenvolveu uma máquina que faz de forma automatizada e precisa a análise de solos.

O projeto denominado SpecSolo, analisa de forma rápida e não destrutiva o solo. Dezenas de parâmetros de fertilidade, como a presença de carbono orgânico do solo, pH, cálcio, magnésio, fósforo, potássio dentre outros, e características físicas do solo, como a sua composição: argila, silte ou areia, podem ser analisados simultaneamente em apenas 30 segundos. A análise convencional demora dias para apresentar os mesmos parâmetros.

Além disso, essa automação laboratorial, a máquina faz todo o trabalho sensoriamento e de captar os dados. Deste modo, cabe ao pesquisador fazer a análise dos resultados gerados pela máquina. O que gera maior velocidade e eficiência ao processo de análise de solos.

A solução:

A automação laboratorial desenvolvida consiste em um amostrador que permite análise simultânea de 40 amostras de solo e autonomia para trabalhar sozinho durante 20 minutos. Após esse tempo, os resultados analíticos geram-se automaticamente, acessando remotamente o banco de dados, e disponibilizando-os de acordo com o serviço requerido pelo cliente. Estes dados serão dados na forma de resultados analíticos de cada parâmetro do solo, ou por faixas de interpretação da fertilidade do solo.

A parte da Mecatron consistiu no desenvolvimento de um braço mecânico que movimenta-se entre cada amostrador, além da associação diferentes sensores a uma interface. Dessa maneira, possibilitou-se uma análise completa de diversos fatores do solo e disponibilizando esses dados em uma tela led.

Detalhando um pouco mais, deenvolveu-se todo o controle de um CNC, sistema que permite o controle de máquinas. Desta forma, permitindo o controle do braço mecânico no eixo x, y e z de um coletor de amostras. Aumentando a produtividade do processo.

Figura 1 – SpecSolo funcionando durante a Agrishow

Resultados

A versatilidade dessa tecnologia atende a diferentes públicos-alvo como laboratórios de analises de solo, cooperativas agrícolas, usinas de açúcar e álcool, órgãos de pesquisa e extensão rural, empresas de agricultura de precisão e consultores. Assim, atendendo principalmente o agricultor familiar que não teria a verba necessária para pagar a análise de solo convencional.

Dessa forma, utilizou-se a tecnologia em função da facilitação da análise de solos, assim qualquer agricultor pode ter o conhecimento de como está o solo de sua propriedade.

Por fim, o projeto SpecSolo impacta positivamente a sociedade a partir da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) 2 e 15, referindo-se diretamente à: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável” e “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”, visto que o projeto visa que o agricultor tenha um acesso completo de como está a fertilidade de seu solo.

Achou a nossa solução interessante? Veja o vídeo da SpecSolo funcionando.

Luiz Silveira

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!