Automação, o que é?

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 8-1-1.png

Atualmente muito se fala de automação, robótica, Internet of Things (IoT), Machine Learning, entre vários outros termos. Analogamente, esses processos estão a cada dia mais sofisticados e presentes em nosso cotidiano. Mas, para entender melhor o funcionamento e o impacto que eles causam em nossas vidas é necessário também entender como funcionam.

Definição

Automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento.

Esta palavra tem origem no grego “autómatos” que significa mover-se por si ou que se move sozinho.

A automação tem como objetivo facilitar ou inovar em processos. Mas de que forma isso é feito?

Para que implemente-se uma ideia, primeiramente desenvolve-se o seu protótipo! Assim, por primeiro, defini-se os seus objetivos e funcionalidades e, com isso, estuda-se para encontrar a melhor solução do que é desejado. Por fim, põe-se tudo em prática, através da confecção de circuitos, programação de sistemas, e vários testes! Por exemplo, é abordado esse processo mais detalhadamente neste artigo.

Quais os benefícios da automação?

Assim para entender melhor o porquê do investimento massivo em pesquisas e desenvolvimentos relacionados automação estar cada vez maior, podemos listar os benefícios que ela traz, como:

  • Maior produtividade: talvez o mais almejado, a geração de mais resultados em uma menor quantidade de tempo , mas é também um dos benefícios mais claros que se percebe ao implementar processos automatizados. 
  • Melhor controle: o volume da produção estima-se com mais precisão. Logo, isso faz com que o lucro, a quantidade e as melhorias que devem ser implementadas possam ser visualizadas de maneira mais concreta.
  • Qualidade: como a maneira de realizar os processos é padronizada, a qualidade se mantém constante, desta maneira diminuindo a possibilidade de ter problemas com clientes.
  • Segurança: em processos perigosos, que envolvem cortes ou manipulação de produtos perigosos, a automação dessas tarefas preserva o trabalhador. 
  • Inovação: criar ou modernizar um produto é o que traz destaque no mercado. Ao se diferenciar de quem faz mais do mesmo você assume uma posição de destaque no mercado, onde terão mais pessoas vendo e buscando sobre sua marca.

Como a automação está hoje em dia?

Tal qual, a tecnologia referente a automação passou por um processo de transformação rápido, e em nosso dia-a-dia estamos rodeados pelos mais diversos sistemas automatizados. Desta forma, sempre revolucionando as mais diversas áreas da sociedade.

Na medicina, por exemplo, já encontramos máquinas que podem ser controladas remotamente por profissionais a quilômetros de distância. Por exemplo, Da Vinci, como é chamado um dos robôs que realiza esse procedimento, já é muito utilizado em cirurgias urológicas, no aparelho digestivo e na região da cabeça e pescoço. No Brasil, é possível encontrar Da Vinci atuando em instituições como o Hospital Albert Einstein e o Sírio-Libanês.

Semelhantemente, outro momento em que a automação nos auxiliou foi no incêndio que ocorreu em Notre-Dame. Ao perceberem que havia um grande risco de desmoronamento da estrutura, que colocaria a vida dos bombeiros em risco, Colossus entrou em cena! Desse modo, ele foi controlado remotamente por meio de uma estação sem fio, e possibilitou que parte das obras sacro-históricas presentes na catedral fossem resgatados.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 9-1-1-1024x543.png
Colossus, o robô projetado para auxiliar em incêndios, consegue operar mangueiras, levar ferramentas pesadas e resgatar vítimas feridas. 

Em que contextos a automação se aplica?

Com o avanço desses trabalhos, o leque de aplicações da automação aumenta portanto, aqui listaremos algumas das aplicações mais conhecidas e difundidas.

  • Automação residencial: desde um robô que tira o pó do chão, até um projeto que possa irrigar automaticamente a sua horta, a automação residencial está a cada dia sendo mais utilizada. Isso se deve ao fato de que as pessoas estão cada dia mais ocupadas, portanto, buscam formas de diminuir o tempo gasto com tarefas residenciais.
  • Machine Learning: um exemplo do aprendizado da máquina com o mínimo de interferência humana pode estar no seu bolso! Assim, aplicativos de transporte utilizam desse sistema para melhorar a experiência do cliente, aprendendo a identificar melhor as rotas e agilizar o serviço.
  • Monitoramento de atletas: o monitoramento feito de forma manual está sujeito a algumas falhas e imprecisões. Dessa forma, a automação desse acompanhamento pode ajudar em diagnósticos melhores, o que trará resultados mais rápidos quanto ao rendimento do atleta.
  • Processos industriais: é um dos principais ramos onde podemos encontrar a automação. A indústria está exposta a uma grande demanda de seus produtos, e para que mantenha o padrão e a qualidade de seus produtos uma das soluções é a automação de processos.
    Por fim, é fato que as indústrias que não se adaptam às novas tecnologias colocam-se para trás. E, ainda mais, no Brasil, não vemos muitas empresas fazendo esse investimento, sendo que, este poderia lhes trazer uma posição de destaque. 

Como a Mecatron pode ajudar?

A Mecatron é especialista em soluções voltadas para a automação. Nossos serviços subdividi-se em três categorias, sendo elas:

  • Dispositivos Eletrônicos: o objetivo principal é o trabalho e realização de inovações tecnológicas. Desenvolvemos então um protótipo com as funcionalidades desejadas.
  • Automação Laboratorial: por exemplo em laboratórios é muito comum encontrar procedimentos manuais repetitivos, que tomam muito tempo, portanto, não são produtivos para a especialização de quem os faz. Portanto, facilitamos as medições e controle feita.
  • Desenvolvimento e Automação de Máquinas: muito vinculado ao foco de reduzir o tempo de produção de serviços ou produtos. Logo, pode também simplificar um processo utilizado, assim possibilitando que o tempo gasto para realizá-lo seja realocado em tarefas mais importante.

Erik Goto

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!