5 benefícios para adotar a automação no seu laboratório

Desligado

O que é a automação laboratorial?

Antes de trazer os benefícios para adotar a automação no seu laboratório é preciso explicar um pouco o que seria essa automação. A automação consiste na utilização de recursos tecnológicos para a obtenção de resultados mais eficientes, com uma maior capacidade produtiva e menor interferência do homem. Do mesmo modo, essa é facilmente visualizada nos setores industrial e comercial, no entanto, tem utilização crescente em laboratórios, principalmente pela sua maior confiabilidade nos resultados, fator primordial para o desenvolvimento científico.

Portanto, a automação nos centros de pesquisa e análise clínica encontra-se presente na otimização de equipamentos e instrumentos, controle de processos analíticos e de amostras, formando um ambiente mais produtivo, controlado e eficiente.

Nesse sentido, surge a dúvida como a automação pode beneficiar os laboratórios de forma mais específica? Para responder essa pergunta, selecionamos 5 benefícios de sua aplicação:

1. Agilidade

Um dos benefícios para adotar a automação no seu laboratório sem sobra de dúvida é a agilidade. Ao melhorar um aparelho ou empregar um novo instrumento, intensifica a produtividade do ambiente.

Por deixar um processo automatizado, o profissional que antes realizava a etapa pode ser remanejado para uma tarefa que necessite diretamente de sua capacitação. Com isso, ao automatizar a criação de laudos e relatórios, o tempo de emissão de documentos diminui drasticamente, possibilitando um maior período de análise e, consequentemente, resultados com maior precisão.

Analogamente, ao utilizar um servidor de registro de amostras mais eficiente, ocorre a diminuição do volume de dados e facilita a acessibilidade posterior. Desse modo, esse fator é essencial nos laboratórios de análise clínica com a rastreabilidade de exames, por exemplo.

2. Custo

Um laboratório apresenta custos diretos e indiretos, porém todos influenciam no valor final do procedimento. Um dos benefícios para adotar a automação no seu laboratório é ter uma maior produtividade e otimização de processos, há uma melhor utilização da capacidade profissional, da instalação e tendo uma melhor eficiência operacional, dessa forma, reduzindo o custo final.

Além disso, indiretamente, há um menor uso de materiais, como recipientes de coleta e reagentes, contribuindo, então, para a diminuição dos gastos. Diante disso, laboratórios com um caráter empresarial se beneficiam, por conta de uma maior atração de consumidores pelo menor valor do produto.

3. Confiabilidade

A automação laboratorial permite uma melhor comunicação entre as diversas áreas do setor. Assim, essa possibilita uma maior confiabilidade no resultado final, por certificar uma melhor integração entre as partes de pesquisa.

Os laboratórios também são sujeitos a normas de diversos órgãos de regulação e fiscalização. Com o uso dos recursos tecnológicos, facilita-se o controle por permitir o acompanhamento do gestor às atualizações da legislação. Diante disso, há uma maior segurança em laboratórios que utilizam a automação.

4. Precisão

Utilizando de recursos manuais para a elaboração de registros, erros humanos podem ser encontrados, podendo prejudicar um estudo ou um paciente, dessa forma, tendo problemas em testes. Automatizando os equipamentos e a coleta de dados, resultados mais precisos são encontrados, trazendo uma maior credibilidade para o laboratório.

Além disso, com a maior disponibilidade do profissional ocasionada pela agilidade do sistema, há uma atenção maior para os dados obtidos, gerando uma melhor interpretação e, consequentemente, maior precisão.

5. Segurança

Um benefícios para adotar a automação no seu laboratório seria que a segurança é visualizada tanto para o consumidor, quanto para o profissional. Um paciente de um laboratório de análise clínica ou usuário de um produto desenvolvido por um centro de pesquisa necessitam ter a segurança dos resultados obtidos. Desse modo, laboratórios automatizados, como visto acima, possuem uma maior precisão de resultados, garantindo, então, uma maior segurança para o consumidor.

Além disso, utilizar aparelhos para o trabalho que antes era realizado manualmente contribui em diminuir acidentes laboratoriais. Desta forma, reduzindo o contato direto do profissional a esses riscos, certifica-se uma maior segurança para esse. Cabe lembrar que é essencial respeitar a manutenção dos aparelhos e o uso de equipamentos de proteção individuais.

”Conceitos de automação na medicina laboratorial: revisão de literatura” por Gustavo Aguiar Campana e Carmen Paz, disponível em Conceitos de automação na medicina laboratorial: revisão de literatura

Ainda mais, a utilização da tecnologia pós pandemia do coronoavírus será acessada com mais frequência, visualizando uma melhoria em diversas áreas do próprio laboratório, podendo integrar estes 5 benefícios juntamente à automação laboratorial.

A Mecatron e a automação laboratorial

A Mecatron realiza diversos projetos na área de automação laboratorial, um projeto de destaque é o que denominamos de “FEQ”.

O projeto tem como objetivo automatizar uma reação química envolvendo microfluídica. O processo em si consiste na reação entre dois reagentes, que têm suas temperaturas e velocidade de reação/vazão controladas. Inicialmente os reagentes estão em dois recipientes separados. Uma bomba peristáltica “puxa” os dois líquidos e a reação acontece num reator como abaixo

Depois que a reação acontece o resultado da mistura deposita-se em um tubo de ensaio.

Nesse sentido, a Mecatron ficou responsável por automatizar todo esse processo, por meio de um software. Ademais, nele é possível programar ciclos consecutivos, com a definição da temperatura, vazão e duração individual de cada ciclo.

Quando o processo inicia-se o usuário pode acompanhar a temperatura e a vazão atual.

Ao final de todo o processo gera-se uma planilha com todos os dados coletados de temperatura e vazão.

Além disso, outra peculiaridade do projeto é a utilização de uma esteira circular, que permite a separação dos produtos resultantes em diferentes tubos de ensaio. Cada vez que preenche-se um tubo completamente a esteira se move, possibilitando que outro tubo de ensaio seja usado.

Em conclusão, o projeto otimiza o trabalho do pesquisador. Pois esse não precisa sempre estar regulando a temperatura e vazão da reação, sendo necessário apenas fazer a programação dos ciclos previamente.

Natalia Vieira Lima

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!