5 dicas de como melhorar a gestão de processos em seu laboratório

Desligado

Para começar, vale explicar do que se trata exatamente a gestão de processos e sua importância. Ela consiste basicamente em uma palavra essencial: organização. Essa que, tanto nesse contexto, como em diversos outros, facilita a otimização de todas as atividades realizadas, possibilitando mais clareza, entendimento e ordenação de processos.

No contexto de laboratório, a aplicação desse conceito se torna ainda mais essencial. Isso porque, devido a necessidade da aplicação correta do método científico, os critérios de realização de procedimentos são mais rigorosos e exigem monitoramento constante. Com isso, ferramentas de gerenciamento se tornam essenciais para a facilitação de uma execução adequada de pesquisas.

Portanto, deve-se sempre buscar a melhora desse gerenciamento nos laboratórios, visando otimizar cada vez mais a execução de experimentos e a produção de conhecimento. Tendo isso em vista, temos aqui algumas dicas para que isso possa ser feito:

1- Análise de caso

Um sistema de gerenciamento tem características e detalhes próprios, assim como os processos de laboratório. Por isso, antes de se implementar qualquer sistema de gerenciamento em um laboratório, deve-se entender suas particularidades e necessidades.

A fim de garantir os melhores resultados, não basta consultar um colega ou utilizar as ferramentas consideradas como melhores pela comunidade científica e pelo mercado. Nesse sentido, tem-se que fazer um estudo de caso para compreender as necessidades do laboratório, assim como ponderar o que é desnecessário.

Feita essa análise, pode-se avaliar então qual sistema de gerenciamento é o mais adequado para o laboratório em questão, de modo a otimizar os processos o máximo possível e não desperdiçar recursos.

2- Softwares adequados para a gestão de processos

Como uma extensão da análise das necessidades específicas de um laboratório, a escolha correta de softwares de monitoramento é essencial. Isso porque, este é o elemento que irá unir todos os aspectos da coleta de dados de experimentos e do gerenciamento de recursos, possibilitando sua compreensão e utilização. Dessa forma, precisa-se encontrar um software que se adeque a todos os requisitos da operação laboratorial, para não comprometer nenhuma etapa da pesquisa.

3- Centralização e integração

Apesar da grande importância de escolher ferramentas de qualidade e adequadas ao caso específico de aplicação, somente encontrá-las não é suficiente, é preciso também garantir a integração entre elas.

Essa integração pode ocorrer de diversas formas, sendo nativa ou criada para o propósito necessário. Em geral, a integração nativa resulta em uma experiência mais agradável e simples ao usuário, porém é mais difícil encontrá-la, uma vez que frequentemente usa-se softwares bem diferentes entre si na pesquisa. Entretanto, isso não significa que nada pode ser feito quando uma integração pronta não está disponível, pode-se, por exemplo, coletar dados de diferentes fontes e os enviar para uma plataforma integrada intermediária entre os vários recursos usados, facilitando a análise de dados e, consequentemente, o gerenciamento de processos.

4- Simplificação da gestão de processos

A gestão de processos laboratoriais depende da quantidade de elementos que compõem um sistema experimental. Dessa forma, ela pode ser impactada positivamente pela simplificação dos experimentos e dos processos envolvidos nesses.

Quanto menor a quantidade de dados e processos envolvidos na pesquisa, mais fácil será o gerenciamento deles como um todo, uma vez que serão necessárias menos ferramentas e, consequentemente, menor esforço para integrar todas elas.

Assim deve-se buscar sempre simplificar ao máximo os processos laboratoriais sem prejudicar os resultados obtidos para otimizar a pesquisa.

5- Automação

Uma das formas mais simples de se otimizar a gestão laboratorial é a automação de processos, que pode ser feita em parceria com empresas especializadas na área, como a Mecatron, que já trabalhou com a Embrapa

Uma automação reúne todos os aspectos positivos dos elementos supracitados sem prejudicar resultados nem necessitar de interferência humana. Com isso, quanto maior a quantidade de processos automatizados em um laboratório, menor a responsabilidade humana de interagir com software e hardware para controlá-los e maior a agilidade na realização de experimentos.

Referências:

https://autolac.com.br/blog/gestao-laboratorial-2/

https://elbermedical.com.br/gestao/gestao-laboratorial/

Veja também:

Beneficios para adotar a automacao em seu laboratorio

Gustavo Taniguchi

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!