5 Tipos de automação de processos para agilizar sua empresa 

      A automação de processos possibilita a empresas, não só de tecnologia, simplificar a maneira de realizar tarefas. Existem alguns tipos diferentes de automação e nesse post explicaremos melhor sobre alguns deles. 

      Antes de saber quais são esses tipos de processo de automação é interessante compreender o que é a automação de processos e alguns dos seus benefícios. 

      Automatizar é o ato de tornar um processo independente da interação humana, é converter algo que já está sendo feito manualmente e otimizar o processo através de tecnologias, buscando a produtividade e eficiência, por conseguir agilizar um processo e livrá-lo de possíveis falhas humanas.  

      O tempo é o nosso bem mais valioso. Hoje em dia, muitos processos manuais dentro de empresas demandam muito tempo, tempo que você poderia estar usando para se dedicar a algo mais produtivo do que realizar tarefas como puxar uma alavanca ou apertar um botão repetidas vezes após certa quantidade de tempo. 

     A automação de processos permite que existam padrões dentro da empresa para que atinja patamares maiores.   

Para saber um pouco mais sobre o que é a automação em si, veja esse post no blog da mecatron! https://mecatron.org.br/blog/automacao-o-que-e/

1. RPA 

      O Robot Process automation, ou, automação de processos por robô atua principalmente na automação de processos numa empresa que são tarefas simples e repetitivas, mas que muitas vezes consomem uma grande quantidade de tempo que poderia estar sendo aplicada em outra área da empresa. 

      O RPA automatiza processos repetitivos, colocando robôs no lugar de pessoas, dando a possibilidade de realocar esse pessoal para um trabalho mais importante e menos maçante. 

baruk | Soluções | Automação Robótica de Processos RPA | baruk
Alguns benefícios da automação por RPA

2. CHATBOTS 

      Implemente os chatbots na sua empresa para simular uma interação por mensagem de texto que se pareça com uma interação humana.  

      Você pode implementar essa automação na comunicação através das redes sociais ou no próprio site da empresa, possibilitando um atendimento personalizado a todo momento.

Chatbot: Você sabe o que é esse recurso e como funciona ?
Exemplo de uma automação de processo por chatbot

3. SCRIPTS 

      Utilize um script para preestabelecer um roteiro de atividades que devem ser cumpridas 

        Um script de automação é uma lista contendo etapas, condições e reações programadas para realizar diversos trabalhos de maneira automatizada, aprimorando a eficiência do projeto e eliminando mão de obra humana numa tarefa que tomaria muito tempo.  

        Você pode utilizar os scripts para aperfeiçoar tanto recursos financeiros como humanos e temporais, implementando um padrão de processos.  

4. URA 

      A Unidade de Resposta Audível é amplamente utilizada em call centers com a finalidade de automatizar a interação com clientes e agilizar processos dentro da empresa e vem evoluindo cada vez mais.  

      No começo era muito comum a URA ainda necessitar com que o cliente manualmente selecionasse opções no telefone, chamada URA de digitação, porém hoje em dia a URA pode ser configurada de uma maneira que reconheça palavras-chave ditas pelo cliente agilizando a interação. 

5. HIPERAUTOMAÇÃO 

      A hiperautomação é a combinação de ferramentas capazes de substituir um ser humano em tarefas complexas.  

      Parte da premissa que os tipos de automação mais simples não são efetivos sozinhos. Porém, ao unir diversos tipos de automação de processor e integrar com uma inteligência artificial, até mesmo tarefas mais complexas serão substituídas pela máquina. 

Vinícius Brito Santos Oliveira Carneiro Vini

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!