Estudo de caso: Coleta de lixo inteligente

Desligado

Entenda como uma startup de Curitiba inovou junto a Mecatron o processo de coleta de lixo

O surgimento da ideia:

A coleta de lixo consiste em separar todos os resíduos de acordo com a sua constituição ou composição. Em poucas palavras, significa que o gerador do lixo deve separar os seus dejetos para que o coletor faça o manejo adequado. Lembrando que de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é obrigação de todo município implementar a coleta de resíduos seletiva e ter metas sobre a área no seu plano de gestão.

Entretanto, por diversos motivos como escassez de recursos para áreas e deficiências na administração pública, é comum que as prefeituras façam um serviço de coleta de má qualidade. Descartando de forma inadequada os resíduos ou oferecendo um serviço pouco eficiente ao morador.

Desse deficit do serviço da coleta de lixo pelo Estado nasce a Cyclefy. Focada principalmente em dar o destino correto a todos os resíduos. A ideia da empresa é simples: terceirizar a coleta de resíduos de condomínios do estado do Paraná.

Assim, os moradores tem uma economia pela redução do IPTU. Ao passo que a empresa se compromete em promover a coleta continuada. Trabalhando com uma gama de parcerias para que todo o lixo seja reaproveitado.

Entretanto, fazer a coleta do lixo envolve diversos atores e em consequência uma grande logística. Almejando ter uma uma sistema de coleta baseado em dados e tecnologia, a Cyclefy procurou a Mecatron para desenvolver uma solução que ajude na logística de toda a coleta de lixo.

O desafio:

A ideia principal do projeto era desenvolver um sistema que indicasse quando o contêiner que guarda o lixo estivesse perto de sua ocupação máxima.

O projeto denominado Sistema de monitoramento de resíduos, analisa de forma rápida e eficiente se a lixeira está ocupada. Os parâmetros de peso total e do volume do contêiner de lixo são analisados e posteriormente enviados para um banco de dados em poucos segundos. Assim, a análise de quando deve ser mandado um caminhão de coleta é feita por meios de dados claros.

Outro ponto é que para facilitar o acesso esse dado a Átria Júnior desenvolveu um app que mostra o perfil de cada lixeira. No aplicativo o cliente vê as informações de cada contêiner e manda notificações para o responsável por cada coleta.

A solução:

O dispositivo desenvolvido consiste principalmente em 4 partes: medir o peso total, qual é o volume, envio de dados e central de controle.

  1. Embaixo de cada contêiner foi acoplado todo um sistema robusto que faz a medição de até 800 kg.
  2. Uma estrutura personalizada que comporta sensores para fazer a medição do volume de cada estrutura.
  3. Cada contêiner terá acoplado um sistema que pega os dados coletados e envia a uma central que guarda todos os dados. O range de comunicação é de até 4 KM,
  4. A central de controle pega o diagnóstico de todos os contêiner e envia para o banco de dados.

O resultado:

A versatilidade dessa tecnologia consegue atender a diferentes tipos de lixeiras e condomínios. Além, de facilitar uma melhor gestão da coleta de lixo.

Assim, a tecnologia é utilizada em função de facilitar toda a logística de um processo complexo. Deixando um processo mais inteligente e eficiente.

Por fim, o projeto Sistema de monitoramento de resíduos impacta positivamente a sociedade a partir das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) 9 e 11:

Luiz Silveira

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!