Projeto de automação: Como fazemos na Mecatron

Um projeto de automação pode se resumir a resolver uma dor do cliente, ou fazer com que uma ideia de inovação saia do papel. A Mecatron já realizou diversos projetos que solucionaram problemas de vários clientes espalhados pelo Brasil. Isso vai desde automação laboratorial até desenvolvimento de protótipos de produto. A seguir, iremos destrinchar como são as etapas de desenvolvimento de um projeto aqui na empresa.

Etapas do projeto de automação

Dividimos os projetos em duas etapas: Consultoria e Prototipagem;

O objetivo da consultoria é fazer uma análise detalhada da situação, além de planejar como implementaremos a solução do projeto de automação. Em seguida, na fase de prototipagem, nós reunimos todos os documentos produzidos na etapa anterior. É aí que começamos a botar a mão na massa para entregar o protótipo final para o nosso cliente!

Consultoria

A fase da consultoria é uma etapa essencial para o projeto, pois sem ela teríamos que lidar com uma quantidade muito grande de imprevistos no decorrer da prototipagem, que atrapalhariam bastante o andamento. Nela demonstramos para o cliente, ao longo de diversos entregáveis, o decorrer da solução que estamos projetando.

Esses entregáveis vão desde uma ideia geral do escopo do projeto até modelos 3D detalhados de como será feito o protótipo ao final do projeto de automação. Além disso, apresentamos máquina de estados, arquitetura de hardware e software e diagrama elétrico.

Além disso, fazemos testes de bancada para garantir o funcionamento da solução na prática e, ao final da consultoria, entregamos uma POC para o cliente (Proof Of Concept), que basicamente é um “protótipo do protótipo”, ou seja, é uma versão mais simplificada do que entregaríamos ao final da segunda etapa, e que foi construída apenas para demonstrar que a solução que pensamos é aplicável.

Protoboard projeto de automação
Protoboard – POC

Prototipagem

Como o próprio nome já diz, nessa etapa finalmente desenvolvemos o protótipo final do projeto e, portanto, a ideia do nosso cliente ganha vida! Com todo o planejamento feito na etapa anterior, começamos a trabalhar nas placas de circuito, componentes eletrônicos, código e exclusividades do projeto.

Nessa etapa, utilizamos softwares como o Autodesk Eagle para produzir os nossos PCBs (placa de circuito impressa). Além disso, podem ocorrer melhoras e otimizações nos códigos utilizados para ter uma melhor compatibilidade com a versão final do hardware.

Prototipagem de um projeto de automação na Mecatron
Produção do arquivo Gerber para impressão da placa.

No entanto, cada projeto necessita de etapas específicas. Alguns requerem a montagem do case do projeto, e existem diversas formas de produzí-las. Os cases pode ser em metal, impressão 3D, ou componentes específicos que só podem ser testados de fato nessa etapa.

Enfim, na Mecatron temos uma cultura que preza por uma metodologia estabelecida para o desenvolvimento de projetos. Isso nos proporciona um maior número de acertos ao longo da jornada de cada projeto de automação que executamos.

Confira também: https://mecatron.org.br/blog/qual-o-papel-e-a-importancia-de-um-novo-produto/

Gabriel Dutra

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!