Automação Industrial no Brasil: entenda o cenário

Atualmente muito falamos sobre a forma que a indústria está precisando se adequar a automação. Olhando para o cenário industrial e com as mudanças vindas da globalização, a automação se faz necessária para que todas as necessidades dos mais diversos setores sejam atendidas de forma rápida e eficiente.

Porém, ao comparar o cenário de automação no Brasil e em escala global, temos cenários muito distintos. Portanto, para que possamos entender melhor a realidade atual, é necessário buscarmos mais dados sobre esta indústria. Dessa forma, neste artigo, conversaremos sobre os atuais cenários e suas diferenças.

Como está o cenário nos grandes polos?

Através de dados oferecidos pela Transparency Market Research, a tendência mundial para o mercado da automação industrial é de que, entre os anos de 2016 e 2024, este mercado cresça pelo menos 6,6% ao ano.

Isto acontece porque notamos que o mercado possui uma grande demanda para que a produção em alta escala. Isto acontece vide necessidade de produção rápida e com poucas chances de falha durante o processo. Isso faz com que a indústria esteja impulsionando o mercado, de modo que movimente toda a economia.

Dessa forma, a busca por esses processos atualmente visa a diminuição da carga de trabalho manual. Além de que, o alto investimento neste tipo de tecnologia promove um ambiente muito suscetível a grandes inovações que afetam positivamente as empresas em geral.

Quando juntamos estes fatores, vemos que as projeções de próximos anos são de que estes serviços cresçam de uma forma exponencial, prosperando cada vez de maneira mais rápida.

Como está a automação industrial no Brasil?

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro mensura o nível de automação de empresas dos setores de indústria, comércio e serviços. Dessa forma, através dele, conseguimos ter dados que demonstram um crescimento neste ramo em 2020. Atualmente, o Brasil mesmo com as dificuldades apresentadas por conta dos efeitos da pandemia, atingiu um crescimento de 3% em relação ao ano anterior.

Este indíce foi construído e começou a ser coletado no ano de 2016. Para isto são realizamos análises em seis dimensões: fábrica, atendimento, experiência do cliente, logística, sistemas e colaborador.

braço robótico de automação industrial

Os responsáveis pela elaboração foram a GS1 Brasil em parceria com a GfK e apresenta dados sobre a automação em três frentes: consumidores, indústria e comércio e serviços. Dessa forma, conseguimos ajudar o mercado a identificar empecilhos. Além disso, podemos ver com mais clareza quais áreas as empresas devem investir em tecnologia para aumentar a competitividade e a produtividade.

De acordo com outros dados apresentados, as estratégias das indústrias brasileiras é investir ainda mais na automação industrial. Dessa forma, percentualmente quase metade das empresas têm a intenção de investir em automação. Porém, estas inteções não seriam só no processo de produção, mas também em desenvolvimento de produtos e na gestão da empresa.

As principais tendências de 2021

Podemos dizer que 2021 foi muito marcado principalmente por aumentarmos a inclusão da inteligência artificial, além do crescimento de integração para o controle remote de máquinas. Outras das tecnologias também são:

Dessa forma, muitas das tecnologias que surgiram como tendência neste ano não são novidade, mas exploramos de diferentes formas nos mais diversos ramos.

Natalia Vieira Lima

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!