Raspberry Pi: ideias para aplicar

Desligado

Você já trabalhou fazendo projetos em casa com raspberry pi? Sabe o potencial que eles têm para se tornar desde uma solução mais simples até um projeto complexo? Quais os potenciais que podemos explorar com este tipo de placa?

Neste artigo iremos conversar sobre alguns exemplos de projetos desenvolvidos com esta placa e demonstrar seu potencial.

Drone Inteligente

O PiDrone é um projeto que surgiu do desafio de construir um drone com menos de duzentos dólares. Dessa forma, o drone utiliza variações do sistema Linux para seu funcionamento, além da Raspberry Pi. O projeto também conta com uma inteligência artificial, visto que o drone possui piloto automático.

OpenCat

O OpenCat é um robô, contruído em forma de um gato e que é altamente manipulável. O robô é muito manipulável e consegue fazer muitas das coisas que os gatos em carne e osso fazem também. Dentre estas, a recuperação rápida de caídas, a forma de movimentação e detação de obstáculos demonstram toda a complexidade da programação do projeto. Mas, como se não fosse o suficiente, o gato ainda te dá a opção de conexão com uma Alexa, além de ensinar muitas noções de como funcionam projetos que lidam com a inteligência artificial.

Estação meteorológica

Este projeto tem como objetivo a coleta de dados locais sobre clima e meio ambiente de forma simples. Portanto, os materiais utilizados para a sua confecção são simples, e sua montagem também é feita de maneira facilitada. Porém, quanto a termos de eletrônica, e também sobre os conceitos de programação, estes se encaixam em um nível mais avançado de conhecimento.

O projeto conta com diversos sensores, os quais captam as mais diversas informações. Estas vão desde a velocidade do vento, o aviso e coleta de dados sobre a chuva ou a temperatura, pressão e umidade locais. Além disso, a sua montagem pode ser feita sendo resistente às intempéries, deixando todo seu equipamento seguro enquanto trabalha.

Caso tenha se interessado, você pode encontrar um tutorial para este projeto neste link.

Espelho inteligente

O MagicMirror é um espelho que além de refletir a imagem, mostra várias informações que são importantes para o dia a dia. Dentre estas estão a integração com agenda, previsão do tempo e últimas notícias. Também, seus módulos contém muitas variedades, como controle por voz e a facilitação de configuração de software.

Dessa forma, este projeto foi totalmente feito com raspberry pi e em seu site é possível encontrar sua documentação, o código opensource. Além disso, o projeto conta com várias APIs e é totalmente modularizado, assim é facilitada a utilização por diversas pessoas, e também o desenvolvimento de novas funcionalidades.

Network Attached Storage

Um Network Attached Storage (ou NAS) é um dispositivo integrado a uma ou mais redes locais, focado em facilitar o gerenciamento, compartilhamento e backup de dados.

Dessa forma, é possível fazer a elaboração de um sistema com essas funcionalidades para um projeto simples ou complexo. Com isso, conseguimos fazer com que todas as nossas criações sejam mais Data Driven.

Natalia Vieira Lima

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!