Sistema de automação laboratorial: agilize as análises clínicas do seu laboratório!
Com o rápido avanço da tecnologia, a automação dos processos se torna algo essencial não apenas para a indústria como também para as análises laboratoriais. Mas, o que seria exatamente a automação laboratorial? Como funciona um sistema para laboratório de análises clínicas? Este será nosso assunto de hoje!
Automação laboratorial nada mais é do que uma forma de agilizar as análises clínicas de forma automática e mais segura. Como as análises dependem de reagentes, equipamentos e outros suprimentos para entregar um serviço de qualidade, o que é um serviço complexo. A automação laboratorial se faz muito útil, uma vez que trás um resultado extremamente preciso no menor tempo possível, otimizando as análises clínicas e conferindo, então, maior segurança na assistência à saúde.
E então, quais são as vantagens em se implementar um sistema para análises clínicas dentro dos laboratórios?
1) Centralidade de informações: O primeiro e mais importante ponto positivo é a forma em que os dados e as informações serão manejada. Ao implementar um sistema laboratorial, possivelmente será utilizado armazenamento em nuvem, o que significa que todas as informações estarão reunidas e serão de fácil acesso. O que permite maior assertividade ao lidar com os dados, uma vez que estarão todos em sincronia e agrupados.
2) Agilidade e simplicidade: Com o armazenamento em nuvem, tudo se torna mais simples e rápido na hora de se criar um documento com os dados analisados, em apenas alguns cliques se teria toda a análise feita e relatada dentro do documento. E o mais importante, um sistema para laboratório de análises clínicas elimina a necessidade de lidar com toda aquela papelada na hora de emitir os documentos, permitindo que isso seja automatizado e feito de forma digital.
3) Precisão sem dor de cabeça: Uma automatização laboratorial reduz a ocorrência de erros, por reduzir a influência humana nos processos. Além disso, ela permite uma precisão de dados muito maior sem sobrecarregar os funcionários, pois tudo é feito de forma pré-programada e não exige um monitoramento constante para funcionar.
4) Redução de custos: A partir de uma gestão de estoque automatizada por um sistema laboratorial, é possível prever o fluxo de saída de certos itens, e planejar melhor a compra de novos, conseguindo, assim, negociar melhor preços e evitar sobras e desperdícios.
Referências:
https://www.unilab.com.br/unilab/software-para-laboratorio-de-analises-clinicas/
https://shift.com.br/blog/como-um-sistema-para-laboratorios-de-analises-clinicas-evita-erros/