Tudo o que você precisa saber para a criar um novo produto

Desligado

Atualmente, para se manter relevante no mercado, a necessidade de inovar é constante. Mesmo empresas já consolidadas na indústria e com uma base de clientes, precisam se reinventar e se atualizar para permanecerem relevantes, captando novos clientes e mantendo a fidelidade dos antigos.

Entre as diferentes formas de se renovar, como novas práticas, parcerias e objetivos, está a criação de novos produtos, algo que abre um leque de possibilidades para a sua empresa e a permite continuar ativa no mercado. Dessa forma, esse artigo irá lhe mostrar todas as práticas, pensamentos e meios necessários para a elaboração e desenvolvimento de um produto inédito.

A ideia: o que é o seu novo produto?

Antes de tudo, obviamente, você deve ter em mente o que você quer fazer, algo que varia de acordo com a sua área. Para isso, você deve pensar em como quer inovar com o seu produto. É algo totalmente novo e que ninguém fez antes, como a primeira câmera fotográfica? É uma coisa que já existe, porém com atualizações e novas funções, como celulares? Ou também algo já existente, mas modificado para ser usado de forma diferente e com outras aplicações, tal como uma faca de cozinha feita para cortar um tipo específico de alimento? Essas são perguntas que você deve fazer durante o processo criativo, que devem ser respondidas com um alto detalhamento.

Pesquisa de mercado: como se antecipar e evitar adversidades?

Com a sua ideia já formulada e com alguns esboços do produto novo, você agora deve estudar o mercado, para se prevenir e saber possíveis reações para a sua novidade. Primeiro você deve se perguntar: como as pessoas irão reagir a ele? Essa pergunta é válida para os diferentes tipos públicos, tanto clientes velhos, quanto novos indivíduos que você planeja atingir com a sua ideia. 

É necessário pensar na necessidade do seu produto. É algo que as pessoas realmente precisam e usariam, incluindo você? Para ter essas respostas, além de perguntar a amigos e colegas, que também são possíveis consumidores, você pode fazer pesquisas mais abrangentes. Utilizar de redes sociais ou outros meios onlines, para fazer perguntas e pedir feedbacks, é uma ótima jogada, que atinge a sua clientela atual e pessoas que não o conhecem ou a sua empresa. Inclusive, você pode dividir os formatos e perguntas das pesquisas, para saber qual tipo de público está respondendo.

A partir dessas informações, você pode iniciar novas etapas. Será que as pessoas não gostaram tanto ou não comprariam e usariam? Talvez seja necessário alterar alguma parte e reformulá-lo. O feedback recebido foi positivo e gostaram da sua ideia? É uma ótima notícia, que além de aumentar a sua confiança e motivação, abre as portas para novos processos na consolidação do produto.

Patentes: registro de nome

Embora esse tópico não entre na área de desenvolvimento criativo e aceitação do público, é igualmente necessário e importante, e em alguns casos, é necessário antes mesmo da pesquisa de mercado.

Centrado na parte burocrática, esse processo é indispensável na criação do seu produto. Ele irá prevenir problemas jurídicos, como plágio, e será importante na consolidação da ideia, mostrando o seu nível de comprometimento com o produto, algo que pode ser relevante tanto para os consumidores, quanto para pessoas jurídicas.

Prototipagem: um passo importante no desenvolvimento

O desenvolvimento de um protótipo tem várias utilidades. Além de ser uma etapa complementar à pesquisa de mercado, é a primeira vez que a ideia do seu produto saiu do papel para as suas mãos e as das pessoas.

A prototipação envolve diferentes etapas e muitas variáveis, e se for feita de maneira errada, pode gerar complicações e atrasar todo o processo. Geralmente é necessário fazer parcerias para isso, com muitas empresas desenvolvedoras de protótipos disponíveis. A comunicação é fundamental nessa parte, pois você precisa saber bem como expressar sua ideia e o que deseja, e se certificar que quem irá desenvolver o protótipo entenda corretamente. A Mecatron dá dicas para isso, para que tudo ocorra bem na prototipagem (https://mecatron.org.br/blog/4-passos-para-desenvolver-um-prototipo/)

Agora em relação ao mercado e testes, o protótipo poderá ser usado de diferentes formas. Você pode enviá-lo a um grupo específico de pessoas, que irão usá-lo em por período de tempo determinado, e enviar feedbacks sobre o uso, que serão

úteis para melhorias e alterações no produto final. Além disso, você também pode enviá-lo para outras empresas o avaliarem. Isso será útil para a formação de futuras parcerias, seja na fabricação de suas peças, em sua montagem, e na sua distribuição.

E mais, não só outras pessoas irão avaliar e conhecer o protótipo, você também poderá visualizar e ter em mãos a sua criação. Você também poderá identificar defeitos e qualidades, ter a sua própria opinião, comparar com esboços iniciais, e verificar se isso realmente está de acordo com suas ideias iniciais, permitindo acompanhar toda a evolução do que você criou.

Pré-lançamento: etapas finais de desenvolvimento

Após a idealização, pesquisas, patenteamento e prototipação, chegou a hora finalizar o processo. Após uma longa jornada, você finalmente poderá terminar o que começou. Essas etapas envolvem, como já mencionado anteriormente, o desenvolvimento do produto que irá ao consumidor e o que será necessário para sua  fabricação.

Com todos os feedbacks recebidos, melhorias e modificações planejadas, você irá criar o produto final. Com parceiros já definidos para os processos dessa etapa, vocês poderão criar novos esboços e logo em seguida colocá-los para fora do papel (ou do monitor).

Além de verificar se o produto está feito corretamente, você negociará a parte financeira. O preço das peças e de montagem, a relação entre o preço de custo para fazê-lo, por quanto será vendido aos distribuidores,  e a qual preço chegará ao consumidor,  além das margens de lucro.

Conclusão

Com tudo isso em mente, você está pronto para oficializar novas ideias. A Mecatron deseja sucesso para você ao criar um novo produto, e saiba que, ao longo dessa grandejornada,  estamos disponíveis para ajudá-lo. Conte com a gente  e boa sorte.

Mecatron

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!