Tendências do Mercado de Automação
Você conhece a automação e as tendências desse mercado em ascensão? A automação são sistemas capazes de realizar processos determinados pelo usuário de forma autônoma, com o objetivo de simplificar etapas e otimizar custos e tempo. Inserir sistemas de automação em sua empresa, comércio, entre outros, é uma inovação estratégica, pois tem a capacidade de transformar seu produto e/ou serviço, aprimorando os indicadores do negócio.
Com a maior consolidação da Quarta Revolução Industrial e a pandemia do Covid-19, despontaram novas tendências para o mercado de automação que vão ser investimentos atuais ou futuros de grandes companhias ou até mesmo de pequenos comércios e casas. A seguir, mostraremos algumas das grandes tendências no mercado de automação no Brasil e no Mundo, que farão você estar à frente de seus concorrentes.
ROBÓTICA
Robô é um manipulador multifuncional reprogramável projetado para realizar inúmeras tarefas. Já a robótica é uma ciência que projeta, desenvolve e constrói robôs para diversas áreas. Um estudo realizado em maio de 2020, pela Forrester Consulting, indicou que mais de 50% das empresas consultadas pretendem investir mais em robótica nos processos de automação em diversos setores.
Uma das tecnologias inovadoras utilizada na integração entre robótica e automação é o Robotic Process Automation, conhecido como RPA, que permite a automatização de tarefas humanas cotidianas através de algoritmos, como cadastros, validações, consultas, diminuindo o tempo e minimizando erros.
Nas indústrias a robótica já é uma realidade! Influenciada pelo aumento da demanda, os robôs dominaram as linhas de produção, aumentando a produtividade das empresas e a flexibilização da linha de montagem. Atualmente são utilizados nas soldagens, montagens, sensoriamento e no transporte (robôs AGV). Outras funções da robótica além da indústria: segurança (VANT), medicina, serviços domésticos (robô aspirador) e entretenimento.
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
A evolução da ciência e avanços tecnológicos, principalmente, nos séculos XX e XXI, possibilitaram uma maior integração da tecnologia com a sociedade, devido a diminuição dos preços e ao maior consumo desses materiais. Diante desse processo, a área de automação residencial cresceu exponencialmente, em razão da busca por conforto, segurança, economia financeira, acessibilidade, entre outros; visando satisfazer necessidades básicas do ser humano. No Brasil, a área de automação residencial está em processo inicial de implantação gradativa, porém, é uma área com grandes perspectivas para o futuro.
Projetos de eficiência energética, automatização da iluminação, casas inteligentes, estão em alta nesse período e podem ser aproveitados para gerar receita e ganhar experiência nessa ampla área de automação.
INTERNET DAS COISAS (IoT)
IoT é uma abreviação para Internet of Things (em português – Internet das Coisas). Esse termo se refere a conexão de objetos físicos com a internet, possibilitando uma maior transmissão de dados. Termostato inteligente é uma das inúmeras aplicações do IoT, esses dispositivos fazem o controle da temperatura ambiente, regulando aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores e podem fazer conexão com seus aparelhos smart. Isso permite uma automação do seu dia a dia.
Porém, a Internet das Coisas não se restringe à automação cotidiana, podemos encontrar em varejos, indústrias, carros, serviços essenciais, serviços de segurança, etc. Na indústria, por exemplo, com o crescimento da Indústria 4.0 está em ascensão o uso de sensores conectados na rede, que enviam feedbacks da máquina, assim é possível fazer uma manutenção preventiva e evitar gastos maiores.
Certamente, o mundo está cada vez mais digital e a tendência é que em 2022, mais de 18 bilhões de dispositivos estejam conectados na rede mundial de Internet. Por isso, temos que ficar atentos às inovações relacionadas ao IoT, pois possuem um mercado em ascensão nessa década.
No blog da Mecatron, você encontra um artigo completo sobre essa área com grandes perspectivas para o futuro, nomeado como: “O que é IoT e por que e como implementá-la no cotidiano”.
AUTOMAÇÃO PARA E-COMMERCE
É muito provável que você tenha feito alguma compra online nesses últimos anos! Diante da pandemia e das restrições de abertura do comércio, o setor de e-commerce alavancou. Desde pequenas lojas a grandes empresas nesse setor tiveram que adotar um novo sistema de logística para que o produto chegue ao comprador final sem erros. Porém, com essa a grande demanda, essas lojas tiveram que investir em novas tecnologias para minimizar erros e gastos desnecessários. Aqui entra a automação para e-commerce, que é uma área com grandes investimentos para o futuro.
A automação pode ser inserida no processo de envio de mercadorias e no site de vendas da loja, garantindo mais segurança, produtividade, agilidade e qualidade.
A automação possui diversas vantagens para sua loja, como a melhora nos serviços, preços e prazos de entrega. Isso se dá pela simplificação de processos da sua empresa, aumentando a produtividade.
Mas, como implantar processos automatizados na minha empresa? Primeiramente, é necessário realizar um estudo aprofundado dos processos presentes na sua empresa, e verificar os locais onde é possível otimizar tempo e/ou gastos, ou locais com problemas. A próxima etapa é encontrar uma solução para cada caso. Assim, é possível aprimorar seu e-commerce.
No vídeo a seguir é possível analisar os processos de envio de mercadorias do Centro de Distribuição da Amazon no Brasil e as tecnologias utilizadas. A Amazon é considerada uma das 5 maiores empresas no setor de tecnologia, e trabalha nas áreas de e-commerce, streaming e inteligência artificial.
AUTOMAÇÃO, UMA ÁREA SEM LIMITES
O Índice de Automação do Mercado Brasileiro (elaborado pelo GS1 Brasil e GfK) que mensura o nível de automação das empresas dos setores da indústria, comércio e serviços, mostrou em 2020 uma evolução nessa área, porém ainda é um setor com um potencial muito grande de crescimento. Esse índice atingiu uma marca de 0,267 em 2020, crescimento de 3% em relação ao ano de 2019 e um crescimento de 7% em relação a 2016, ano em que os dados começaram a ser coletados.
Em conclusão, é importante salientar a importância dessa área para a evolução das tecnologias atuais, desde tecnologias cotidianas até tecnologias industriais. É de extrema importância se atualizar, pois a automação cresce ano após ano e pode ser um diferencial para sua empresa ou negócio nos próximos anos, se destacando frente aos concorrentes. Lembrando que é necessário um estudo sobre o processo antes de inserir novas tecnologias em seu negócio.