Qual o papel e a importância de um novo produto?
Você já se perguntou qual o papel um novo produto tem na sua empresa? O porquê da inovação no negócio é importante? Todo o tempo investido pode realmente gerar mudanças?
Neste texto conversaremos sobre como a inovação importa para o seu negócio e como implementá-las.
O Mundo VUCA
Nos encontramos num mundo onde as mudanças ocorrem de maneira muito rápida através das diversas facetas da inovação. As ideias prontas, perfeitas, lineares não se adequam mais aos nossos cenários.
Dessa forma, tomando esta descrição podemos perceber que o cenário atual pode ser descrito pela sigla VUCA: Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity.
Criada na decada de 90, num cenário de pós-guerra, utiliza-se o VUCA na interpretação das características do mundo – e do mercado – atual. Tais descrições são levadas por alguns como dificuldades, enquanto por outros como oportunidades.
Dessa forma, um dos exemplos que podemos utilizar para comprovar a necessidade da adaptação constante é da mais famosa locadora de filmes do mundo: a Blockbuster. A marca chegou a ter mais de 9 mil unidades ao redor do planeta, porém atualmente muitas pessoas não chegam nem a reconhecer seu nome. A locadora viu o mercado mudar diante de seus olhos, no entanto, não conseguiu adaptar seus serviços com o que a sociedade pedia.
Enquanto isso, a Netflix, nome que nos é um tanto quanto mais familiar, foi uma das concorrentes diretas da Blockbuster que consegue se manter até os dias atuais. A empresa começou também como locadora, porém que fazia entregas a domicílio. Algo que pode parecer pequeno, porém trouxe conforto aos clientes que não precisavam sair de suas casas para buscar seu entretenimento de fim de semana.
Entretanto, a Netflix também conseguiu se encaixar em novos contextos conforme as mudanças tecnológicas aconteceram. Atualmente a conhecida plataforma de streaming digital supera em valor de mercado a multinacional The Walt Disney Company.
Como saber se meu produto irá se encaixar no mercado?
Como dito anteriormente, ideias prontas e perfeccionistas não tem mais espaço nem tempo para o cenário atual. Lançar pela primeira vez o produto em sua versão final, sem testar como ele se adequaria no mercado, tornou-se uma prática cada vez menos utilizada. Esta forma de lançamento cresceu de forma exponencial após o sucesso de Startup Enxuta, livro do autor Eric Ries, que demonstra o modelo MVP.
Minimum Viable Product, ou MVP, é um modelo muito utilizado por startups, que se baseia em lançar uma versão simplificada do seu produto final. Essencialmente, a ideia deve oferecer o minimo de funcionalidades com o intuito de testar o seu melhor encaixe no mercado.
A revolução do Iphone
Como resultado, os empreendedores podem validar seu investimento, fazer mudanças de acordo com feedbacks e ter uma ideia mais concreta sobre quais serão seus próximos passos.
Posso ficar aqui o dia todo citando livros e referências teóricas sobre o como a execução do MVP pode auxiliar na criação de um novo produto, porém, nada melhor do que um exemplo prático que mostra o sucesso desse método.
No entanto, em algum momento, pode ser de um amigo ou em uma propaganda na internet, você já ouviu falar da Apple. A marca criada por Steve Jobs foi quem transformou a forma que os smartphones em algo parecido com o qual conhecemos hoje em dia.
Assim até 2007, em que a maior parte dos smartphones continha um teclado físico para enviar emails através de redes de dados lentas e caras.
Dessa maneira, a Apple resolveu reinventar a forma com que apresentava seus aparelhos. Pois, no lançamento do iPhone de 1ª geração era um dispositivo menor, com um teclado digital (o qual aparece só quando necessário) e um navegador otimizado para o celular (algo que não encontrado em nenhum outro aparelho dos concorrentes).
Olhando esse lançamento dos dias atuais nós já sabemos que a ideia seria um grande sucesso. No entanto, o cenário com a perspectiva da época, onde encontravam-se aos montes fãs do Blackberry, e pessoas que já se sentiam completas com seus Palm Treos, a iniciativa da Apple tinha grandes chances de ser recusada.
Portanto, no lançamento do iPhone foram mostradas de fato suas principais inovações. Na primeira versão lançada não podiam se encontrar funções como ‘copiar e colar’ ou notificações, pois as perguntas que precisavam ser respondidas eram outras.
Portanto, com o sucesso que obtiveram, a Apple além de conseguir se estabelecer em um mercado internacional, conseguiu melhorar cada vez mais seu produto de forma mais assertiva se tornando uma das marcas mais conhecidas atualmente.
Para inovar eu preciso criar novos produtos?
Muitas pessoas acreditam que a inovação surge apenas em grandes ideias que surgiram do zero. Mas, a inovação se dá de diversas maneiras, e uma delas é através do melhoramento de antigos processos ou produtos já existentes.
Bob Eberlee desenvolveu uma metodologia que impulsiona a criatividade e com a função de ao se pensar em melhorias para algo que já existe, o chamado método SCAMPER.
- Substituir: posso trocar algo nesse produto? Posso substituir algum material?
- Combinar: é possível combinar algo com esse produto?
- Adaptar: que mudanças eu posso fazer que trarão um melhor desempenho?
- Modificar: o que poderia ser modificado? Algo pode ser minimizado?
- Pensar: posso utilizar este produto em outro contexto?
- Eliminar: algo pode ser descartado?
- Reverter: posso criar outra ideia para esse mesmo produto?
Responder as perguntas relacionadas a essas palavras nos leva a um brainstorming que faz perceber os gaps existentes em algum produto. Desse modo, podemos trabalhar em cima das dores que ainda afetam os consumidores finais.
Acredito que podemos concluir este texto ficando com a reflexão de qual revolução queremos trazer. O que está ao nosso alcance? O que queremos mudar? Estamos tornando a inovação constante no nosso meio?
Estamos aqui para fazer uma marca no universo. Senão, por que estar aqui?
Steve Jobs