Protótipo e MVP qual é a diferença
Você sabe a diferença entre MVP e Protótipo? Descubra agora o que mais se adequa a sua realidade e prepare-se melhor para a inovação na sua empresa.
O que é um protótipo?
- O protótipo tem como principal função demonstrar a viabilidade técnica do que ainda está no campo das ideias e tem 4 passos principais em seu desenvolvimento.
- Em poucas palavras um projeto de prototipagem transforma a sua ideia em algo palpável e concreto.
- Quem busca prototipar a sua ideia tem como principal objetivo ter no final do projeto a resposta: é possível fazer o projeto sim ou não?
- Ter um protótipo diminui os riscos em relação a aplicação, os pré-requisitos e a viabilidade da sua ideia. Assim, evitando prejuízos futuros com uma ideia que na realidade não é aplicável.
O que é um MVP?
- O Minimum Viable Product (MVP) ou Produto Mínimo Viável seria ter uma versão do seu produto final da forma mais simples possível, mas ainda contemplando a sua proposta de valor principal.
- O MVP permite que empreendedores validem sua ideia antes de desenvolver o produto final. Em outras palavras, permite descobrir se ele, de fato, soluciona o problema do consumidor.
- Como resultado, é possível que o empreendedor entenda o comportamento do cliente e detecte possíveis falhas no produto antes do lançamento. Assim, fazendo as modificações necessárias no produto final.
- Todo MVP é um protótipo mas nem todo protótipo é um MVP.
Qual dos dois é mais indicado para mim?
Se o cenário for de você ter uma ideia inovadora e a sua principal dor está em como fazer este tipo de projeto ou se é possível realizá-lo: a indicação é um protótipo.
Assim é possível validar se o que está no campo da ideias é aplicável na realidade, sem a necessidade de se fazer um grande investimento em algo não funciona ou não tem aplicação.
Se você tem uma ideia nova e sua principal dor é se a sua ideia tem uma demanda no mercado: a indicação é você fazer um MVP.
Desta forma, você consegue por no mercado uma solução que passe a sua proposta de valor. E assim valida se faz sentido isso se tornar um produto no futuro.