Descubra o processo para desenvolver um protótipo
A tecnologia revolucionou e revoluciona a forma em que as pessoas vivem no seu dia a dia. Novos celulares, eletrodomésticos, dispositivos eletrônicos vêm sendo criados para resolver os problemas que podemos encontrar nas nossas vidas. Mas como podemos chegar nessa inovação?
1ºPasso: A ideia
Para podermos criar um dispositivo, primeiramente devemos ter uma ideia. Para isso analisamos o nosso entorno procurando por problemas que possam ser resolvidos a partir da tecnologia
Quais os principais entraves que precisam ser resolvidos, e as implicações que teríamos caso não tivéssemos o dispositivo, e principalmente quais as partes do problema que serão melhoradas.
2ºPasso: O caminho
Após analisarmos e tivermos determinado as maneiras em que esse projeto deve ser executado, tendo a ideia definida, devemos partir para o desenvolvimento deste dispositivo.
Na Mecatron, dividimos o projeto em duas etapas: a consultoria e a prototipagem. A consultoria serve para determinar o melhor caminho possível para chegarmos à solução do seu problema, é também nessa etapa na qual determinamos quais os componentes serão utilizados no protótipo e a lógica de funcionamento deste, evitando quaisquer erros que poderiam ser apresentados na etapa da prototipagem.
Fazemos isso a partir da divisão da consultoria em pequenas etapas, onde analisamos todos os parâmetros que estão envolvidos no escopo do projeto. Assim, definindo o caminho para fazer o protótipo.
3ºPasso: Vamos fazer
A prototipagem é a etapa onde aplicamos na prática tudo que foi analisado na consultoria, montando a sua solução e fazendo testes para garantir a sua funcionalidade, trazendo de fato o dispositivo ou máquina que solucionará o seu problema. Tendo assim, no final desta etapa um protótipo.
Destacamos que um protótipo ainda não é um produto, ou seja, ele ainda não está pronto para ser comercializado em larga escala. Dessa forma, quais seriam os próximos passos? Como transformar esse protótipo em um produto pronto para o mercado? Para responder a estas perguntas devemos primeiramente entender o que é um protótipo
Um protótipo é a primeira versão de seu dispositivo final, portanto, ele ainda precisa de diversas validações e testes, ele serve principalmente para ter um norte de quais aspectos devemos melhorar no nosso dispositivo para que ele supra todas necessidades. Para isso diversos tipos análises e validações são realizados, como o teste de mercado, que consiste em lançar o produto a um grupo pequeno de pessoas para analisar a forma em que elas reagem ao produto, dessa forma obtendo informações relevantes sobre o sucesso do dispositivo entre as pessoas
Dessa maneira, seguindo os passos descritos e a partir da sua criatividade, você pode criar o seu próprio dispositivo apenas observando analiticamente o seu entorno, tentando encontrar oportunidades de melhoria e, consequentemente, dando um primeiro passo em direção ao mundo do empreendedorismo, melhorando aspectos que outras pessoas julgavam irrelevantes e possivelmente revolucionando a forma em que vivemos o nosso dia a dia.