Indústria 4.0: Como ela impacta seu dia a dia

Desligado

A indústria 4.0 é um conceito recente que muito impacta atualmente nosso dia a dia. Esse fenômeno trouxe uma revolução em nossa maneira de produção, facilitando a troca de dados enquanto forçava as empresas a se readequarem a nova realidade, que gritava pela necessidade de aceleração constante do ritmo produtivo.

Assim, encontramos diariamente organizações tendo que mudar seu modelo de negócios, seu posicionamento de marca, ou então, até o inicio do seu processo produtivo, para conseguir se adequar ao que o mercado pede.

Desta forma, vamos entender melhor como este conceito se consolidou, como ele nos impacta diretamente e quais seus benefícios.

Como começou

A indústria 4.0 surge com a chamada Quarta Revolução Industrial, que surge em meados de 2010. A mudança começa na Alemanha, quando o governo surge com um projeto de implementação de alta tecnologia, visando trazer a automatização para setores que em suma eram de manufatura. Dessa forma, a estratégia posicionou a Alemanha como um grande polo tecnológico, visto que tinha um mercado líder em soluções técnicas avançadas.

A indústria 4.0 surge com a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet of things. Por mais que tenha como esteriótipo em sua ideia de que ela conta apenas com grandes revoluções, e soluções muito avançadas de tecnologia, esta afirmação é equivocada. A indústria 4.0 vem muito com a ideia de integração, de forma com que faça todo o processo produtivo conversar entre si.

Como nos impacta

Dessa forma, pensando em toda essa mudança podemos dizer que a industria 4.0, em resumo, impacta tudo. Desde o processo produtivo, passando pelas mudanças na fábrica que afetam diretamente os colaboradores, até o consumidor final. Isto acontece pois a facilitação do processo produtivo de forma automatizada nos leva a pensar numa maior experiência do cliente.

Portanto, ao descentralizar esforços da empresa que eram alocados em fazer a produção, passamos a pensar em mais jornadas para que o produto se torne mais atraente ao cliente. Dessa forma, o marketing tem que ser mais amadurecido, buscando encontrar melhor os nichos de clientes e destacar de forma distintas os diferenciais do seu produto ou serviço.

Benefícios da Indústria 4.0

Implementar a indústria 4.0 trouxe muitos benefícios as empresas. Dentre eles, conseguimos pontuar por exemplo o aumento em 22% da capacidade produtiva de micro e pequenas empresas. Dentre elas, conseguimos ver este aumento principalmente nos setores de alimentos e bebidas, mecânica e vestuário.

Outro ponto que as empresas sentiam gargarlos era na demora de busca de documentos e informações. Com as novas tecnologias, este processo é feito em tempo real. Ou seja, qualquer dado que a empresa deseja visualizar sobre sua capacidade produtiva estará com fácil acesso.

Além disso, essa coleta também ajuda a empresa na analise de sendo trabalhada sua produtividade e sua aceitação do mercado, o que traz agilidade na hora da empresa ter que tomar decisões estratégicas.

Por fim, com a indústria 4.0 as empresas sentiram uma mudança muito grande relacionada aos pontos de:

  • Redução de custos para produção
  • Diminuição de falhas no processo produtivo
  • Assegurar melhor qualidade de vida e condições de trabalho
  • Customização em maior escala e mais barata
  • Maior competitividade
Natalia Vieira Lima

Os comentários estão desativados.

Iniciar conversa
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Olá! Ficou alguma dúvida?

Converse com a gente pelo Whatsapp!