Atualmente muito se fala de automação, robótica, Internet of Things (IoT), Machine Learning, entre vários outros termos. Analogamente, esses processos estão a cada dia mais sofisticados e presentes em nosso cotidiano. Mas, para entender melhor o funcionamento e o impacto que eles causam em nossas vidas é necessário também entender como funcionam.
Automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento.
Esta palavra tem origem no grego “autómatos” que significa mover-se por si ou que se move sozinho.
A automação tem como objetivo facilitar ou inovar em processos. Mas de que forma isso é feito?
Para que implemente-se uma ideia, primeiramente desenvolve-se o seu protótipo! Assim, por primeiro, defini-se os seus objetivos e funcionalidades e, com isso, estuda-se para encontrar a melhor solução do que é desejado. Por fim, põe-se tudo em prática, através da confecção de circuitos, programação de sistemas, e vários testes! Por exemplo, é abordado esse processo mais detalhadamente neste artigo.
Assim para entender melhor o porquê do investimento massivo em pesquisas e desenvolvimentos relacionados automação estar cada vez maior, podemos listar os benefícios que ela traz, como:
Tal qual, a tecnologia referente a automação passou por um processo de transformação rápido, e em nosso dia-a-dia estamos rodeados pelos mais diversos sistemas automatizados. Desta forma, sempre revolucionando as mais diversas áreas da sociedade.
Na medicina, por exemplo, já encontramos máquinas que podem ser controladas remotamente por profissionais a quilômetros de distância. Por exemplo, Da Vinci, como é chamado um dos robôs que realiza esse procedimento, já é muito utilizado em cirurgias urológicas, no aparelho digestivo e na região da cabeça e pescoço. No Brasil, é possível encontrar Da Vinci atuando em instituições como o Hospital Albert Einstein e o Sírio-Libanês.
Semelhantemente, outro momento em que a automação nos auxiliou foi no incêndio que ocorreu em Notre-Dame. Ao perceberem que havia um grande risco de desmoronamento da estrutura, que colocaria a vida dos bombeiros em risco, Colossus entrou em cena! Desse modo, ele foi controlado remotamente por meio de uma estação sem fio, e possibilitou que parte das obras sacro-históricas presentes na catedral fossem resgatados.
Colossus, o robô projetado para auxiliar em incêndios, consegue operar mangueiras, levar ferramentas pesadas e resgatar vítimas feridas.
Com o avanço desses trabalhos, o leque de aplicações da automação aumenta portanto, aqui listaremos algumas das aplicações mais conhecidas e difundidas.
A Mecatron é especialista em soluções voltadas para a automação. Nossos serviços subdividi-se em três categorias, sendo elas: